Descrição Geral
ENCODER B58N1024S6BAST DYNAPAR
Encoder incremental bidirecional com marker e canais complementares de 1024PPR flange synchro (eixo sólido), 6mm de diâmetro (Sólido). Alimentação 5-30Vcc e saída tipo HTL(5-30Vcc) formato 1 via prensa cabo lateral com cabo de 0,5 metros conector CONIN anti-horário macho de 12 pinos na ponta
Encoders: o que conferir antes de comprar
O encoder informa posição e velocidade para o acionamento — é o que permite à máquina saber onde a peça está. Existe em versão incremental (conta pulsos), absoluta (informa a posição exata) e resolver.
Na plaqueta estão os dados que não podem mudar: resolução (pulsos por volta), tensão de alimentação, tipo de saída (push-pull, line driver, HTL ou TTL), diâmetro do eixo e padrão de flange. Encoder com cabo rompido ou disco trincado não tem reparo confiável.
Posso usar um encoder com resolução diferente?
Só se o acionamento permitir reconfigurar os pulsos por volta. Sem isso, a máquina passa a contar posição errada.
A máquina perde posição de vez em quando. É o encoder?
Pode ser, mas antes verifique aterramento e blindagem do cabo: ruído elétrico na linha de pulsos causa exatamente esse sintoma.